Existem inúmeras formas para que você possa tornar seu divórcio menos estressante. Mas saiba que seu advogado possui um papel fundamental nesta caminhada.
O processo de divórcio, por si só, já é estressante, pois ninguém se prepara para se divorciar, afinal todos esperam que o casamento dure para sempre, desta forma, o total despreparo, por óbvio, traz consigo muitas incertezas, dúvidas e medos.
Então, o que você menos precisa nesta hora é que seu advogado seja mais um problema que você tenha que lidar neste momento. O profissional desta área deve ser um facilitador para seu cliente, tornando o processo menos burocrático, lento e buscando diminuir os custos com base em planejamento.
E como ele fará isso? As duas formas que considero mais importante são (a) a empatia e (b) a ausência de burocracia.
Logo que comecei a advogar, sempre ouvi inúmeras reclamações de clientes que já haviam passado pela experiência de outros processos. Porém, os relatos sequer se referiam sobre ter “ganhado” ou “perdido” o caso, mas sim, se referiam a experiências ruins na atuação/atendimento do advogado que lhe prestou o serviço, ou seja, a experiência que lhe marcou não foi o processo em si, mas sim a atuação do profissional.
E não é assim apenas na área da advocacia, hoje em dia, como consumidores e clientes, buscamos na maioria das vezes boas experiências de atendimento, buscamos diferenciais e queremos um algo a mais na prestação do serviço, pois, afinal, qualidade e perícia na área que se atua é apenas obrigação do profissional! Não é mesmo?
E é exatamente por isso que aqui não tratarei sobre técnica profissional, perícia e qualidade no trabalho, mas sim dos diferenciais pautados nas necessidades dos clientes, buscando minimizar o estresse do cliente durante um processo através de agilidade no atendimento, agenda flexível e disponibilidade do profissional através de vários canais de contatos. E a principal delas, a empatia.
Contudo minha intenção com este post não é falar da minha forma de atuação, mas é te dar clareza para que você consiga escolher o profissional que vai estar ao seu lado neste momento e que possa atender as tuas prioridades, aquilo que é importante para você neste momento, pois o alinhamento das expectativas é de extrema importância para tornar o processo de divórcio menos estressante.
Assim, vamos aos comportamentos do profissional que deixarão o processo menos estressante.
A empatia.
A primeira forma de o advogado minimizar o estresse do processo é se colocar no lugar do cliente, o profissional deve ter empatia, entender a quão importante e delicada é a atual situação para o seu cliente.
Aqui podemos traduzir o dito popular de “não faça para os outros o que não quer que façam para você”, ou melhor ainda, “faça para o outro aquilo que gostaria que um profissional fizesse para você”.
Digo isso, porque comumente vejo pessoas reclamarem da falta de informação sobre o processo, por exemplo: “já faz 06 meses que deixei os documentos com o meu advogado, mas não sei de nada até agora”.
Sem sombra de dúvidas, essa situação de total falta de informação causa uma angustia tremenda, pois surgem inúmeras dúvidas como: “será que o advogado já entrou com o processo?”, “será que vai demorar muito?”, ”será que o outro já recebeu a noticia do processo”, “o que será que acontece agora?”, enfim são inúmeros questionamentos que surgem frente a falta de informação e clareza sobre o procedimento.
Assim, acredito ser papel do advogado manter você informado, avisando quando entrou com o pedido de divórcio, atualizando do andamento do processo, explicando as possibilidades existentes, isso tudo com o intuito de deixar você o mais tranquilo possível para que você possa cuidar de sua rotina diária que, diga-se de passagem, já estará em total transformação em razão do divórcio.
Eliminar as burocracias.
Outra questão que considero importante para minimizar o estresse do cliente é eliminar as burocracias, e refiro-me a duas em especial, a) a busca pela documentação e b) o acesso ao advogado.
Importante esclarecer que quando me refiro a tornar o processo menos burocrático, não me refiro ao andamento do processo no fórum, pois estaria sendo leviana se lhes garantisse que o advogado possui o “poder” de alterar o andamento do processo ou fazer com que seu processo “passe na frente” dos outros que lá estão. Não é isso! Refiro-me a burocracia do processo de forma ampla, do procedimento num todo, pautado na boa experiência do cliente com o advogado.
Sabemos que a rotina de todos hoje em dia está corrida, cada vez mais temos inúmeras tarefas para cumprir no período de 24h, fazendo com que o tempo seja um ativo muito importante para todos.
Com a experiência na área percebi que umas das coisas que já de início fazia com que o cliente achasse o processo estressante era a busca pela documentação necessária, pois para entrar com uma ação de divórcio precisa, por exemplo, da matricula atualizada dos imóveis, as certidões de nascimento e casamento atualizadas, e esses são os mais “tradicionais”, variando muito de caso para caso.
Assim, para evitar essa peregrinação do cliente na busca pelos documentos, o qual enfrentará burocracias de cartórios, tabelionados e registro de imóveis, importante o advogado fazer essa coleta da documentação, até porque ele está mais acostumando com isso.
E quanto ao acesso ao advogado, certamente depois da reclamação citada no tópico anterior (falta de informação sobre o processo), a mais ouvida é a falta de acesso ao seu advogado, em português claro, a dificuldade de conseguir falar com ele.
Sempre realizo pesquisas de satisfação com os clientes que vêm até o escritório, e uma das perguntas da pesquisa é “Entre as características abaixo, quais você considera mais importante em um serviço de advocacia?” Dentre as alternativas, além de outras, está “fácil acesso ao advogado”. E esta alternativa está em segundo lugar entre as mais assinaladas, perdendo apenas para “especialidade na área”.
Minha pesquisa na verdade só corrobora aquilo que eu já ouvia dos clientes, sendo, inclusive, uma das razões que mais fazem as pessoas trocarem de advogado, tamanha a sua importância para o cliente, mas que muitas vezes é negligenciada por muitos colegas.
Desta forma, é importante o fácil acesso ao seu advogado durante o processo de divórcio, seja através de telefone, WhatsApp, Facebook, e-mail, enfim, são várias as opões hoje em dia, e as facilidades da internet estão aí para nos ajudar.
De tal modo, a escolha do advogado é extremante importante, porque é possível que ele, pautado na ética que se espera do mesmo, torne o processo menos estressante e traumático para seu cliente.
Espero que esse pequeno texto tenha te ajudado, trazendo clareza para este momento e caso ache interessante, sugiro a leitura do post “Como descomplicar o processo de divórcio e torná-lo mais humanizado?”