Bárbara Corrêa

Como escolher um advogado?

Vejo muitas pessoas reclamarem de seus advogados e, como já disse em outros posts, na grande maioria das vezes as reclamações não estão diretamente ligadas a competência técnica do advogado, mas sim a experiência do cliente com o atendimento e atuação do advogado de forma ampla.

Ou seja, a maior parte das reclamações estão relacionadas com a atenção que o advogado lhe dá, com a forma que ele lhe passou as orientações, com a acessibilidade que ele teve ao profissional e o tratamento dispensando a ele.

Inclusive, já falei também que o cuidado com esses comportamentos conduz a um processo mais tranquilo e menos desgastante para o cliente. Se você ficou interessado, então sugiro a leitura também do post abaixo:  “Como descomplicar o processo de divórcio e torná-lo mais humanizado?”

Isso se dá porque muitos profissionais se preocupam extremamente com a qualidade de suas petições e manifestações (produção técnica), deixando em segundo plano a experiência do cliente com o processo e com o contato com seu escritório.

E isso não acontece apenas com o advogado, mas também com profissionais de outras áreas.

Contudo, é certo afirmar que o cliente já espera de qualquer profissional qualidade técnica e perícia na área em que atua, mas somente isso não tornará a experiência do cliente com o escritório algo satisfatório para ele.

Assim, também é obrigação proporcionar uma boa experiência ao cliente, dispensando um excelente atendimento a ele.

Mas como você pode estar se perguntando como irá identificar um bom advogado, que além de perito na área, também se preocupe com o cliente, já que não está acostumado a contratar advogados.

É sobre isso que quero de dar algumas dicas.

Saiba quais são as maiores reclamações com relação ao serviço que você irá contratar.

Antes de contratar um serviço ou produto, geralmente pesquisamos na internet quais são suas características, a fim de saber quais são suas vantagens e desvantagens, quais são os problemas e defeitos que podem surgir e como resolvê-los, pois tudo isso ajuda a escolher a melhor opção.

Com o serviço jurídico não deve ser diferente.

Por isso é importante você saber quais são as principais reclamações das pessoas com relação aos advogados, para tentar avaliar o profissional que você está buscando.

Abaixo vou falar quais são as reclamações mais rotineiras em relação aos advogados e seus escritórios, para que você, que precisa contratar um advogado pela primeira vez, ou que já contratou no passado, mas não teve uma experiência satisfatória, possa direcionar suas perguntas a ele de forma objetiva e assertiva.

Principais reclamações:

  1. Demora em entrar com a ação;
  2. Falta de informação periódica quanto ao andamento do processo;
  3. Difícil acesso ao advogado;
  4. Falta de esclarecimento sobre o que irá acontecer no processo;
  5. Alerta sobre as consequências de cada ato durante o processo;
  6. Meu advogado sumiu.

Essas são as principais, contudo as 03 primeiras ganham em disparada!

Assim, sabendo as principais reclamações sobre os serviços jurídicos, você já terá informações importantíssimas para lhe auxiliar na escolha de um bom advogado.

Pesquise sobre o profissional que pretende contratar!

Hoje em dia, com as facilidades proporcionadas pela internet e pelas redes sociais, buscar informações sobre um profissional ficou muito mais fácil, pois com apenas alguns cliques podemos fazer pesquisas em sites, analisar o relacionamento do profissional com seus clientes através das suas avaliações e buscar diversas informações nas mídias sociais, onde, inclusive, é possível fazer perguntas e tirar dúvidas iniciais!

Um profissional presente nas redes sociais zela por sua imagem, então sua atuação provavelmente será pautada na transparência e no bom atendimento ao cliente, além de já demonstrar que será fácil o acesso a ele.

Para mim, as avaliações são os melhores índices de avaliação da experiência proporcionada pelo profissional, porque com base nelas os clientes destacam aquilo que mais chamou a atenção deles, como o atendimento, a acessibilidade, a pro-atividade, entre outras características que podem também ser importantes para você.

Também é nas avaliações que você consegue perceber se as maiores reclamações citadas acima estão presentes ou não.

Você encontra facilmente as avaliações de um profissional pesquisando no Google, Instagram e Facebook, por exemplo, buscando o perfil do advogado ou a página do seu escritório.

Ainda, verifique seu cadastro junto a OAB, no site da ordem dos advogados do Brasil você consegue descobrir se o profissional está regularmente ativo, evitando, assim, cair em uma fraude.

Ainda, quando um cliente efetua uma reclamação na OAB, é aberto um processo administrativo para apurar a veracidade da denúncia, e caso a denúncia tenha sido comprovada e seja grave, em alguns casos sua OAB pode ficar suspensa temporariamente.

O site ou blog dos escritórios também são um grande aliado nessa pesquisa, pois através do site do escritório você pode enviar perguntas, tirar algumas dúvidas iniciais, e assim já saber se você será atendido e como será atendido.

Ainda, no site você poderá verificar os princípios e a missão do escritório!

Entendo ser importante essa análise, para saber se ele poderá lhe atender naquilo em que você considera mais importante, para que não haja frustração das suas expectativas com o advogado contratado.

Muitas pessoas acham besteira analisar os princípios e a missão do escritório, contudo são exatamente os valores de um advogado ou escritório que irão conduzir a atuação dele durante o seu processo, seja nas questões técnicas, seja no atendimento dispensado a você.

Fazendo essas pesquisas, a chance de você contratar um bom profissional que tenha seu atendimento alinhado às suas necessidades e expectativas é gigante!

E com certeza essa parceria, além de proveitosa, será calma e agradável.

Está preparado(a) para encontrar uma solução para essa etapa da sua vida?