A advocacia digital já é uma realidade em nosso Pais e a procura por suas facilidades e praticidade só aumenta. Contudo, toda e qualquer mudança de costume sempre gera receio e dúvidas, como por exemplo: se “é seguro?”, “como não ser alvo de golpe?” ou “como escolher dentre as opções existentes?”.
Assim, neste post quero te ajudar a realizar uma escolha mais acertada, te orientando sobre os cuidados que você precisa tomar ao contratar um escritório digital, pois a final, quando buscamos conhecimento e procuramos entender algo que é novidade, passamos a contratar de forma mais segura.
Então, vamos as dicas:
Verifica se este advogado de fato existe.
Todo e qualquer advogado possui um cadastro na Ordem dos Advogados do Brasil, entidade de classe que, dentre outras funções, fiscaliza a atuação dos advogados. Basta pesquisar “cadastro nacional de advogados” no Google que você irá encontrar.
Assim, basta uma simples e rápida pesquisa no site e você já consegue analisar se aquele advogado de fato é um advogado, pois lá você terá acesso a existência ou não de um cadastro onde constará informações te possibilitando saber algumas informações sobre esse advogado e se sua inscrição na OAB está ativa e regular.
Perceba que de forma rápida você já descobriu se este advogado “existe”.
Verifique se este advogado atua na área que você precisa
É possível realizar pesquisa no site dos Tribunais de Justiça de todo País possuindo apenas o número da OAB do advogado que você está “investigando”. Mas no que essa pesquisa irá te ajudar?
Ao realizar essa pesquisa você consegue saber se ele atua na área que você precisa, pois irá aparecer a lista dos processos ativos deste advogado.
Muito bem, até aqui você já conseguiu saber se este advogado existe e se ele atua na área que você precisa, agora outro cuidado é saber se ele possui canais de contato que possibilite um fácil acesso a ele, afinal, não adianta ele existir se quando você precisa, você não consegue falar com ninguém?!
E como você faz isso?
Um escritório digital que trabalha de forma correta e transparente com seus clientes obrigatoriamente estará nas redes sociais, através de uma conta no instagram e/ou uma página no facebook, e nem precisamos falar da extrema relevância em possuir um site ou blog, o que é algo obrigatório para qualquer negócio!
Mas fique atento, se você encontrar o site deste escritório, mas não conseguir identificar qual é o advogado responsável, isso já é sinal de problema, pois a OAB exige que o advogado se identifique em seu site.
Aproveito para te dar uma dica: envie uma mensagem através das mídias citadas acima e analise se você terá retorno, bem como enquanto tempo o terá. Aqui você já irá perceber se há um fácil acesso ao profissional.
Assim, verificado isso, analise as referencias desse escritório, e como se faz isso no mundo virtual? Através das avaliações!
Analise as avaliações.
Através do site, instagram ou página no facebook você já terá acesso as avaliações e possíveis reclamações acerca do profissional. Ainda, basta colocar o nome do escritório ou do advogado no Google para que apareçam as avaliações, sejam elas positivas, sejam elas negativas.
E aqui, aproveito para te dar mais uma dica: fale com outros clientes e questione o que achou do serviço (eu já fiz isso uma vez) e tudo isso sem sair da frente do seu computador.
Perceba que a contratação de advogados pela internet está cada vez mais comum, pois contratar um escritório digital é tão seguro quanto contratar um escritório presencial, basta realizar algumas pesquisas na internet, não havendo necessidade de você abrir mão do conforto e praticidade em contratar de forma virtual.
Então, pesquise e contrate sem medo!
Você sabe quais os documentos que você precisa levar em uma consulta de divórcio? Fiz uma matéria sobre isso, acesse: bit.ly/documentos-consulta