Não raras vezes novos clientes me questionam se eu não poderia auxiliá-los em um processo trabalhista, previdenciário, criminal, entre outras áreas, por exemplo.
Porém já faz algum tempo que eu atuo somente com direito de família, mais precisamente, com divórcio, pensão alimentícia e regularização de guarda, mas você sabe porque isso? Porque focar em uma única área?
A resposta é até bem simples! Porque o cliente de cada área tem um perfil, uma necessidade, uma forma específica de como ele gosta de ser tratado, atendido e uma ordem de prioridades que para ele é diferenciada.
E foi pensando nisso que optei por me especializar e não atender mais outras áreas do direito!
Quando recebo pedidos para atuar em outras áreas, encaminho o cliente para colegas/parceiros com expertise na área que o cliente precisa, para assim ter um atendimento especializado e adequado às suas necessidades naquela área.
Assim, meu foco de atuação e estudo fica somente em Direito de Família, pois considero extremamente vantajoso para o meu cliente essa perícia, pois assim eu posso lhe oferecer a melhor experiência possível, tornando o processo mais tranquilo e as decisões mais acertadas, além de diminuir custos extras.
Veja que as próprias situações elencadas acima, são relacionadas ao MEU cliente, ou seja, o perfil de cliente do Direito de Família, que está passando por um processo que busca regularizar a guarda do seu filho, por exemplo.
E como saber isso se eu lidasse com os mais variados perfis de cliente? Como saber o que de fato é importante para ele, como saber suas maiores preocupações?
E essas constatações nada mais são do que experiências decorrentes da maior vantagem que você terá em contratar um especialista: ele te conhece!
Tranquilidade
Esta vantagem se mostrou tão relevante ao meu cliente que, inclusive, com base nela, nasceu o propósito de toda a minha advocacia, ou seja, “dar tranquilidade para o meu cliente durante todo o processo”.
O advogado acostumado a trabalhar com ação de regularização de guarda entende que você precisa de uma atenção diferenciada que vai além do puro conhecimento técnico e a condução do processo, lhe dando tranquilidade para atravessar este momento delicado que pode ser uma disputa de guarda, por exemplo.
Assim, informar o cliente sobre todo o procedimento, alertá-lo sobre os próximos passos que acontecerão no processo, entre outras informações, traz muita tranquilidade e evita surpresas.
Muitos profissionais esquecem que nem todo mundo está acostumado a lidar com o Judiciário, que nem todo mundo lida com processos no seu dia a dia e que esta situação, ou seja, lidar com o desconhecido, deixa muitos clientes angustiados, nervosos.
E isso pode decorrer, inclusive, da falta de especialidade do profissional, que não atende apenas um tipo de público, e por isso não conhece bem suas necessidades.
No meu dia a dia do escritório, percebi que meus clientes ficavam mais tranquilos ao saberem o que iria acontecer no processo, dando-lhes uma previsão, passando-lhes uma espécie de passo a passo do processo.
Da mesma forma, os clientes ficavam mais tranquilos quando lhes explicava como funcionaria a entrevista com o assistente social, que irá acontecer no caso de disputa de guarda, quando lhes explicava como seria a audiência, alertando sobre quais seriam as probabilidades da decisão do juiz de acordo com as provas fornecidas, entre outras informações.
Ou seja, basicamente é sentar com o cliente e apresentar-lhe o que ele não conhece.
No momento que é esclarecido como funciona este mundo tão novo, o cliente fica mais tranquilo, sossegado, pois ninguém gosta de lidar com problemas em um ambiente que não conhece, não é verdade?!
Assertividade
Quando se conhece de forma aprofundada o que se faz, nossas atitudes são muito mais assertivas, e com decisões mais acertadas se diminui significativamente as chances de erro.
Ninguém consegue saber de tudo, isso é um fato!
Estamos constantemente aprendendo, contudo, a experiência em lidar com uma determinada situação inúmeras e inúmeras vezes faz com que nos aperfeiçoamos e com que as chances de erro diminuam.
É assim em tudo que fizemos na nossa vida, seja quando começamos a dar os primeiros passos na infância, seja quando começamos a dirigir, e até na nossa profissão.
Quanto mais realizamos, repetimos alguma coisa, mais assertivos ficamos e assim é com o profissional especializado que atua apenas em uma área, pois além dele concentrar seus estudos apenas em uma matéria, ele atua constantemente naquilo.
Essa assertividade, além de influenciar nas decisões propriamente ditas, auxiliam em muito no tempo de demora de um processo, uma vez que um advogado especialista saberá tornar o processo mais rápido, pois está acostumado a atuar nessas ações diariamente.
Ele saberá o que os juízes costumam pedir com relação a provas e documentos, fazendo com que ele se antecipe a isto, por exemplo.
E posso lhe garantir que complementar documentos ou pedir novas provas já “atrasa” um processo nuns 03 meses, pelo menos.
Custos com o processo.
Por fim, mas de igual importância, está o custo/benefício na contratação de um especialista.
É que, além de você ter alguém que entende o que é importante para você, que possui experiência para tomar decisões acertadas, ele também saberá como fazer você gastar o mínimo possível. Mas você deve estar se perguntando, como isto é possível?
O advogado atuante na área, pensando de forma estratégica, já enxerga os possíveis problemas e gastos extras que podem surgir no futuro, e busca, na medida do possível, abordá-las desde a negociação, por exemplo.
Para que você possa entender melhor, vou te dar o exemplo bem comum!
Quando pai e mãe optam por regularizar a guarda do seu filho de forma amigável, o acordo precisa prever as mais variadas situações, não é “somente” regularizar a guarda, mas neste tipo de ação se precisa disciplinar, descrever como será o convívio destes genitores com o seu filho e elencar TODAS as situações possíveis de acontecer.
Comumente me deparo com acordos muito genéricos, onde consta apenas quem ficará com a guarda, o valor da pensão e que as visitas serão livres e ponto final.
Mas e se houver divergência entre os pais?
E se o pai perder o emprego?
E se o filho trocar o turno de aula?
E se…
Você que entre com outro processo e tenha gastos novamente? Acredito que você não irá querer isso.
Digo isso porque, quando há acordo, normalmente os genitores, na hora da fixação das visitas ao filho menor, optam por deixar estas de forma livre. A mãe geralmente diz: “podem ser livre, ele só precisa me ligar uma hora antes e está tudo certo”.
Contudo na grande maioria das vezes, isso gerará problemas para o Pai, pois o cenário muda e as dificuldades em permitir as visitas começam a acontecer, com as mais variadas desculpas possíveis.
E neste caso, se houver constado no acordo apenas a opção “visitas livres”, o pai terá que entrar com um novo processo para definir datas e horários de visitas, ou permanecerá a mercê da mãe para ver o filho.
Contudo, um profissional atuante na área saberá desde o início colocar uma alternativa no acordo prevendo este tipo de fato, como por exemplo: “As visitas serão livres, porém, no caso de futuro desentendimento se dará da seguinte forma:…”,
Deverá se prever, inclusive como serão os aniversários, dias festivos, aniversários dos avós paternos e maternos, entre outras datas importantes para o casal e para os filhos.
Assim, veja que um acordo mal redigido, que não previu as mais variadas situações possíveis, gerará mais custos com novo processo e novos honorários de advogado, pois no momento do primeiro desentendimento do ex-casal, haverá a necessidade de entrar novamente na Justiça para regularizar aquilo que ficou de fora ou que não ficou bem claro, especifico.
O profissional experiente na área já conhece as principais razões de conflito após a realização do acordo, e desta forma, saberá blindar ao máximo o seu acordo para que não gere discussões e gastos futuros. E esse é apenas um exemplo das mais diversas situações que fazem com que você possa perder dinheiro.
Desta forma, o conhecimento específico na área, sem sombra de dúvidas, produz inúmeras vantagens para o cliente na hora da resolução do seu problema, embora aqui eu tenha me limitada a apenas três, que, a meu ver, são as que considero de maior impacto na vida do cliente.
E você, consegue perceber outras vantagens em contratar um advogado especialistas?