Bárbara Corrêa

3 vantagens de contratar um advogado especializado para realizar seu divórcio

O conhecimento específico na área, sem sombra de dúvidas, produz inúmeras vantagens para o cliente na hora da resolução do seu problema, mas aqui vou me limitar a apenas três que considero de maior impacto na vida do cliente.

São elas: Custo com o processo, assertividade e tranquilidade ao cliente.

Então, vamos a lista.

Custos com o processo.

O custo beneficio na contratação de um especialista sai em disparada entre as vantagens elencadas. É que, além de você ter alguém que entende do assunto de forma técnica e com autoridade, ele também saberá como fazer você gastar o mínimo possível. Mas você deve estar se perguntando, como isto é possível?

O advogado atuante na área, pensando de forma estratégica, já enxerga os possíveis problemas e gastos extras que podem surgir no futuro, e busca, na medida do possível, abordá-las desde a negociação, por exemplo.

É que um acordo mal redigido, que não previu as mais variadas situações possíveis, gerará mais custos com novo processo e novos honorários de advogado, pois no momento do primeiro desentendimento do ex-casal, haverá a necessidade de entrar novamente na Justiça para regularizar aquilo que ficou de fora ou que não ficou bem claro.

O profissional experiente na área já conhece as principais razões de conflito após a realização do acordo, e desta forma, saberá blindar ao máximo o seu acordo para que não gere discussões e gastos futuros.

Deixa eu te dar um exemplo, para ficar mais claro:

Comumente os casais, na hora da fixação das visitas aos filhos menores, optam por deixar estas de forma livre, a mãe diz: “podem ser livre, ele só precisa me ligar uma hora antes e está tudo certo”.

Contudo na grande maioria das vezes, isso gerará problemas para o Pai, pois basta acontecer alguma situação que desagrade a genitora para que ela passe a dificultar essas visitas, dizendo que filho está doente, que terá outras atividades neste dia, que já havia programado um passeio, enfim, começam as mais diversas desculpas.

Caso tenha constado no acordo apenas a opção “visitas livres”, o pai terá que entrar com um novo processo para definir datas e horários de visitas, ou permanecerá a mercê da mãe para ver o filho.

Contudo, um profissional atuante na área saberá desde o início colocar uma alternativa no acordo prevendo este tipo de fato.  Como por exemplo: “As visitas serão livres, porém, no caso de futuro desentendimento se dará da seguinte forma:…”, prevendo inclusive como serão os aniversários, dias festivos, aniversários dos avós paternos e maternos, entre outras datas importantes para o casal e para os filhos.

E esse é apenas um exemplo das mais diversas situações que fazem com que você possa perder dinheiro. 

Tranquilidade ao cliente.

Informar o cliente do procedimento, alertá-los dos próximos passos que acontecerão no processo, entre outras informações, traz muita tranquilidade e evita surpresas.

Muitos profissionais esquecem que nem todo mundo está acostumado a lidar com o Judiciário, que nem todo mundo lida com processos no seu dia a dia e que esta situação, ou seja, lidar com o desconhecido, deixa muitos clientes angustiados, nervosos. E isso pode decorrer, inclusive, da falta de especialidade do profissional, que não atende apenas um tipo de público, e por isso não conhece bem suas necessidades.

No meu dia a dia do escritório, percebi que meus clientes ficavam mais tranquilos ao saberem o que iria acontecer no processo, dando-lhes uma previsão, passando-lhes uma espécie de passo a passo do processo.

Da mesma forma, os clientes ficavam mais tranquilos quando lhes explicava como funcionaria a entrevista com o assistente social no caso de disputa de guarda, quando lhes explicava como seria a audiência, alertando sobre quais seriam as probabilidades da decisão do juiz de acordo com as provas fornecidas, entre outras informações.

Ou seja, basicamente é sentar com o cliente e apresentar-lhe o que ele não conhece.

No momento que é esclarecido como funciona este mundo tão novo, o cliente fica mais tranquilo, sossegado, pois ninguém gosta de lidar com problemas em um ambiente que não conhece.

Assertividade do advogado.

Quando se conhece de forma aprofundada o que se faz, nossas atitudes são muito mais assertivas, se diminui significativamente as chances de erro.

Ninguém consegue saber de tudo, isso é um fato! Estamos constantemente aprendendo, contudo, a experiência em lidar com uma determinada situação inúmeras e inúmeras vezes faz com que nos aperfeiçoamos e com que as chances de erro diminuam.

É assim em tudo que fizemos na nossa vida, seja quando começamos a dar os primeiros passos quando criança, quando começamos a dirigir, ou na nossa profissão.

Quanto mais realizamos, repetimos alguma coisa, mais assertivos ficamos e assim é com o profissional especializado que atua apenas em uma área, pois além dele concentrar seus estudos apenas em uma matéria, ele atua constantemente naquilo.

Essa assertividade do advogado, além de influenciar nas decisões propriamente ditas, auxiliam em muito no tempo de demora de um processo, uma vez que um advogado especializado saberá tornar o processo mais rápido, pois está acostumado a atuar nessas ações diariamente.

Ele saberá o que os juízes costumam pedir com relação a provas e documentos, fazendo com que ele se antecipe a isto, por exemplo. E posso lhe garantir que complementar documentos ou pedir novas provas já “atrasa” um processo nuns 03 meses, pelo menos.

Espero que com essas dicas eu consiga te ajudar a tomar uma decisão mais acertada na escolha do seu advogado. Caso tenhas ficado com alguma dúvida sobre o tema aqui tratado, não hesite em me contatar, ficarei muito feliz em esclarecer sua dúvida.
Atendimento via WhastApp.

Está preparado(a) para encontrar uma solução para essa etapa da sua vida?